Denise Barros

Denise Barros

Doutora em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV (2011), Mestre em Administração Pública e de Empresas pela EBAPE/FGV (2006) e especialista em Marketing pelo Instituto COPPEAD/UFRJ (2002). É parte do Corpo Docente Permanente do PPGAd da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do MADE – Universidade Estácio de Sá. Interesse de pesquisa em Gênero e Diversidade, Controvérsias e Formação de Mercados, Estudos Críticos e Históricos em Administração. É Program Coordinator da Bussiness HIstory Division na ASAC (Administrative Science Association of Canada). É líder do track Memory, History, and Gender na GWO (Gender, Work, and Organization. Conference. No Semead é líder to tema Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações. Na Macromarketing Society, é líder do track Marketplace Inequities and Resistance. Na ANPAD, é Líder do Tema 3 – Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades, da Divisão de Estudos Organizacionais. No CBEO, é líder do GT12 Estado, Sociedade e Organizações: (Re)Articulações Históricas e as Disputas entre Memória Oficial e Memória Silenciada. Representative-at-large da área Critical Management Studies (CMS) do Academy of Management (AoM) no período 2011-2013.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.